A fim de aquecer o comércio de itens da agricultura familiar, o Governo do Estado de Mato Grosso lançou edital de chamada pública para aquisição de R$ 2 milhões em alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Legumes, leite, derivados, carne bovina, suína, frango, peixe, arroz, feijão, farinhas de mandioca, banana e babaçu, café, pães, rapadura e variedades de doce devem ser adquiridos e entregues para famílias e entidades em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), a ação tem o objetivo de que as famílias vendam sua produção, hoje comprometida com o fechamento do comércio, e também de ajudar as famílias sem situação de vulnerabilidade.
Serão contempladas entidades dos municípios de Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Cuiabá, Colniza, Cláudia, Cotriguaçu, Juruena, Matupá, Nova Santa Helena, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Sorriso e Várzea Grande.
Leia mais: Retorno dos frigoríficos impulsionou negócios no mercado interno e aumentou preços
Agricultores familiares individuais interessados em participar devem apresentar Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Entidades beneficiadas com os alimentos deverão estar cadastradas no Sistema de Informação do Programa de Aquisição de Alimentos e atender requisitos do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.
As propostas deverão ser apresentadas no período de 11 de maio a 10 de junho. Os agricultores localizados em Cuiabá e Várzea Grande deverão entregar suas propostas em envelope lacrado para a sede da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), situada na Avenida Arquimedes Pereira Lima, Nº 1.000, Bairro Jardim Itália, em Cuiabá.
Já os produtores residentes no interior do Estado deverão efetivar a entrega dos documentos nos Escritórios Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em seus municípios.
Informações sobre o chamamento público neste link.